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Imagem em 3d

Archviz: luzes, cores e a transmissão de sentimentos em projetos de arquitetura

By 9 de novembro de 2022No Comments
SIG Everest Terraço Descoberto

Levar realidade para o archviz é uma das formas mais eficientes de envolver o espectador e gerar sentimentos.

O aspecto da cena e tudo o que envolve a imagem precisa ser ao máximo realista para que o 3D deixe de ser apenas uma representação da realidade e passe a ser um convite ao que está por vir.

No ramo da arquitetura, lidamos o tempo inteiro com projeções e sonhos. Em parceria com construtoras e arquitetos, transformamos os projetos em imagens e apresentamos aos clientes múltiplas possibilidades do futuro.

Neste caso, mais do que representar cômodos e objetos com perfeição, é preciso transformar os detalhes da rotina, que por vezes passam despercebidos, em realidade.

fotografia, archviz e realidade

Com um olhar sensível sobre a cena, a fotografia já desenvolveu diversas técnicas que são capazes de trazer sentimentos à captura.

As cores do dia, bem como as estações do ano, como escrevemos em artigos anteriores, impactam diretamente as nossas sensações sobre a imagem que vemos, tornando-a ainda mais convidativa.

Hoje falaremos sobre outra técnica de fotografia que eleva a qualidade do render e a sua sensação de realidade: o mood da cena

Na fotografia, entendemos que diferentes tipos de iluminação geram diferentes “humores” para uma cena. Por consequência, eles influenciam também nas sensações que serão transmitidas através daquela captura.

Entender essa relação e trazê-la para o archviz, não só proporciona um 3D mais realista, como também potencializa a conexão entre espectador e imagem. 

Como um verdadeiro espelho da realidade.

Neste artigo, falaremos sobre os 4 principais moods usados em lançamentos imobiliários, destacando as características e especificidades de cada tipo de iluminação. Acompanhe!

técnina archviz, cobertura terraço com piscina

Terraço | Piimo NS245

Mood da cena e Archviz

O ato de fotografar inclui técnica, composição, enquadramento, luz e, principalmente, sentimento. Ao fotografarmos, sempre buscamos transmitir algo com a imagem capturada.

O mesmo acontece com a produção archviz, utilizando técnicas da fotografia, o primeiro passo da produção é entender o que desejamos transmitir com a imagem.

Como já introduzimos neste artigo, cada mood (humor) de uma imagem provoca em nós sensações diferentes, conheça quatro deles a seguir.

#1 golden hour

archviz, Cité Casa JB Fundos

Fundos | Cité Casa JB

A golden hour — em português hora dourada ou hora mágica — acontece quando o sol está no horizonte. 

Esse mood proporciona uma luz quente lateral que gera bastante calor na cena.

Nessa hora do dia, que ocorre basicamente uma hora antes e uma hora depois do pôr do sol e do amanhecer, a iluminação do ambiente possui tons alaranjados e expressivos.

Além disso, como o sol está mais próximo da linha do horizonte, a luz fica mais suave e estável e as sombras, mais longas e menos drásticas, o que valoriza o objeto que está sendo fotografado.

#2 sunny day

archviz, Mastarch Pinecrest Área Externa

Área externa | Mastarch Pinecrest

Ainda tendo a luz do Sol como destaque, o mood sunny day — em português, dia ensolarado — também é um dos preferidos dos arquitetos.

Como o próprio nome já diz, este mood traz para a imagem a alegria e a energia de um dia aberto de céu azul e poucas nuvens.

Sempre bem iluminado, o archviz gerado neste mood geralmente conta com bastante volume na cena, uma vez que a luz gera muitas sombras.

#3 blue hour

archviz, Piimo Lagoa Fachada Noite

Fachada | Piimo Lagoa

A blue hour — hora azul — é o horário em que o sol já se pôs, mas ainda não se fez totalmente noite.

Nas primeiras horas da noite o céu ganha um tom vivo que permeia entre o azul do dia e o escuro da noite.

Esse mood é marcado pelo contraste da cor azul do céu com a luz artificial do projeto, principalmente as luzes artificiais de tons alaranjados, como na imagem acima.

Enquanto o cair da noite faz com que a escuridão tome conta da cena, as luzes artificiais geram o conforto e despertam o espectador para os detalhes da composição.

As imagens capturadas na blue hour ganham um aspecto romântico e transmitem a sensação de sossego e acolhimento tão desejada nos projetos de arquitetura.

#4 overcast

Outro mood muito utilizado no archviz, o overcast significa tempo nublado.

É marcado por uma luz difusa, que gera sombras “esfumaçadas”. O mood overcast proporciona muita qualidade nas cores e perfeição nas texturas e revestimentos, já que a luz é branca e evidencia os tons reais.

Aqui no Vir, utilizamos o overcast em um de nossos projetos premiados, a Fog House. 

studio vir, projeto fog house

Fog House

Em uma parceria dos Arquitetos Alessandro Giraldi e Marcelo Moura, a Fog House viralizou e girou o mundo por conta do aspecto extremamente realista da imagem.

As pessoas se surpreendiam ao perceberem que não se tratava de um espaço real, e sim de uma fotografia 3D.

O perfeccionismo em cada detalhe é uma das principais marcas do Vir. Com tamanho realismo, alcançamos nosso maior objetivo: despertar nos clientes de cada projeto ainda mais intimidade e vontade de viver aquela realidade.

Acompanhe um pouco mais de perto o cuidado do Vir em cada produção de archviz com uma entrevista exclusiva da nossa gerente de produção, Luana Pinto.

Archviz e Studio Vir: Um olhar único sobre o mood da cena

Luana Pinto

Como é feita a escolha do mood da cena em cada projeto?

Luana Pinto — Antes de cada projeto, nos reunimos com os clientes para uma reunião de kick off, onde já definimos o mood e a iluminação das cenas.

Uma vez que a iluminação é um fator determinante nas sensações e, indiretamente, no envolvimento dos espectadores com a cena, é muito importante termos todas essas expectativas mapeadas antes da execução do projeto.

Como o Vir forja a imagem com o mood escolhido? 

Luana Pinto — Nós nos inspiramos em fotos de arquitetura como uma busca de resultado fiel à realidade.

Para a iluminação, em geral, utilizamos um recurso chamado HDRI que é uma técnica que gera uma fotografia panorâmica capaz de cobrir a totalidade do campo de visão e conter uma grande quantidade de dados. 

Estes dados podem ser usados para emitir luz em uma cena 3D e deixam o resultado mais realista. 

Quando fazemos cenas noturnas, buscamos também reproduzir a iluminação artificial especificada nos projetos luminotécnicos que recebemos. Isso inclui o posicionamento de luz, abertura de facho e as temperaturas específicas das lâmpadas. 

Qual é o objetivo ao trazerem fotos com moods específicos?

Luana Pinto — Buscamos utilizar os diferentes moods de iluminação nas cenas para valorizar ao máximo os ambientes representados de acordo com suas necessidades. 

De forma geral,  fazemos os moods que mais remetem o cliente final ao horário de utilização daquele espaço. Além disso, também sugerimos alguns noturnos quando temos algum diferencial no projeto luminotécnico.

Um fator que pode também influenciar nessa escolha é a ambiência desejada do projeto. Se algum dos ambientes, por exemplo, terá vista para um pôr do sol incrível, utilizaremos as fotos reais do local de background.

SIG Everest Varanda

Varanda | Sig Everest

Esse uso da foto real do local mesclado ao 3D, além de realismo, conecta mais ainda o cliente final ao produto que irá adquirir.

Dê vida aos seus projetos com o archviz

No Studio Vir, nos preocupamos com cada detalhe que possa levar mais realidade ao seu projeto.

Aqui, o futuro ganha formas precisas e alimenta o desejo de viver aquele ambiente. É isso o que sempre buscamos gerar: pertencimento e conexão.

Assim, com um olhar sensível sobre a arquitetura e toda a riqueza técnica proporcionada pela nossa herança fotográfica, possibilitamos múltiplas possibilidades para o futuro.

Te convidamos a um tour pelo nosso site para que você conheça um pouco mais sobre o que entregamos.

descubra novas possibilidades →

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