Já se sentiu cansado da sua decoração? O tempo dentro de casa pede por mudanças!
E como para o Vir mudanças são sempre bem-vindas – afinal, o futuro é a nossa inspiração –, neste artigo queremos te mostrar novas possibilidades.
Através de um olhar único e autoral, buscamos para os nossos projetos as melhores tendências e soluções. Por isso, hoje trouxemos algumas delas para você!
Falaremos sobre o que está por vir na Arquitetura e no Design com as tendências para 2022 e 2023. Elas ganham, cada vez mais, um toque de personalidade através de objetos e cores.
Você poderá desvendar nosso olhar cuidadoso com soluções inteligentes, funcionais e apaixonantes nos detalhes.
Menos monotonia
Desde os anos 2000, o estilo escandinavo (hoje mais conhecido como minimalista) ganhou muito espaço nas casas e então, se tornou referência na decoração de interiores.
Mas, durante a quarentena, os layouts mais simples e os tons neutros desse estilo se tornaram monótonos para algumas pessoas.
Após esses anos quarentenados, as pessoas estão em busca de conforto e ambientes mais acolhedores e menos estéreis e frios. Os espaços aparecem com um mix de estilos e abraçam cores mais vibrantes, formas orgânicas e camadas decorativas.
– Arquiteta Renata Zappelini em nova coluna da Vogue Gente
Por isso, para os próximos anos, o minimalismo, ainda presente no espaço e na fluidez do ambiente, começa a se mesclar com o colorido e o arrojado na decoração.
Autenticidade, vibrações e formas orgânicas se mesclam em prol de um mesmo objetivo: conforto, afinal, é sempre o que buscamos!
Muito mais do que uma estética pré-estabelecida, o conforto visual, a funcionalidade e o aconchego passam a reger tudo o que acontece no espaço.
Para isso, alguns recursos serão priorizados: a boa iluminação, a praticidade e a multifuncionalidade.
#1 Luz também é decoração
Os próximos anos trazem o modernismo orgânico mais presente nas pautas de decoração.
Esse estilo valoriza o natural, como paredes com painéis de madeira clara, plantas e tons terrosos. E, claro, a iluminação diurna porque nenhum projeto seria o que é sem a iluminação adequada.
A iluminação tanto influencia quanto é influenciada pelo uso do ambiente.
A iluminação natural permite dar usos particulares ao cômodo, enquanto a iluminação artificial é forjada de acordo com a necessidade do projeto.
A luz externa integrada à paisagem possibilitou um espaço contemplativo na sala de estar deste apartamento em Ipanema. A prioridade foi a iluminação natural para que houvesse um ambiente próprio para a leitura, descanso e refeições.
Ainda neste projeto, as luzes artificiais não deixaram a desejar. É possível perceber na representação externa do condomínio já ao entardecer:
Consegue visualizar o nosso projeto? Estamos no primeiro andar!
> Você sabia? A iluminação é parte fundamental dos projetos do Vir. Uma das etapas do processo de criação 3D é escolher se o ambiente será projetado com a luz do dia ou da noite. Em seguida, o software calcula, na renderização, a luz que será refletida em cada material – porque cada objeto absorve ou reflete a luz de uma maneira.
#2 Agregando ao minimal, Japandi
Se você ainda não ouviu falar nesse estilo, é provável que comece a vê-lo bastante daqui pra frente porque ele ganhará cada vez mais espaço nos próximos anos.
Japandi é a união dos estilos escandinavo (minimalista) e japonês com base nos conceitos de Hygge e Wabi Sabi, presentes respectivamente em cada região.
Na filosofia japonesa, “Wabi” remete à simplicidade e ao rústico, enquanto “Sabi” à admiração do desgaste causado pelo tempo. Já no estilo de vida escandinavo, “Hygge” valoriza o aconchego, o conforto e a alegria dentro de casa.
O ambiente Japandi carrega o equilíbrio e a harmonia japonesa com o aconchego, a luminosidade e a funcionalidade minimalistas, conforme vimos na imagem acima.
Na casa da mata Melina Romano, conforto é a palavra-chave conseguida através do apelo rústico dos materiais naturais:
Este outro projeto também traz algumas características do estilo Japandi.
Nele, as plantas e a madeira invadem o ambiente e se mesclam agradavelmente aos detalhes em cinza e concreto para que a pessoa seja transportada a um ambiente diferenciado.
#3 O metálico ganha cada vez mais espaço
O dourado, sobretudo, deve ganhar ainda mais destaque em 2022 porque está cada vez mais presente nas decorações.
Neste outro projeto, temos uma referência ainda maior ao metálico. Os tons neutro e cinza conferem modernidade ao quarto e harmonizam bem com os outros objetos em metal.
Olhando pra esse cômodo, você provavelmente já consegue delinear o perfil do proprietário. Isso acontece porque a personalização é outra tendência que ganha espaço em 2022.
Assim como a versatilidade: o estilo minimal preza pelo necessário, por isso, objetos que sirvam para mais de uma função são sempre bem-vindos.
Os quadros, por exemplo, além de caracterizarem o ambiente, trazem colorido pra dentro dele.
O violão e as prateleiras com livros na foto acima também são ótimos exemplos porque, além do uso, compõem a decoração.
#4 Uma decoração inteligente é versátil
Ainda falando sobre a multifunção, no projeto abaixo ela foi pensada de forma um pouco diferente. Aqui o sofá dá dois usos ao mesmo ambiente:
Os dois lados do estofado dão coerência ao cômodo enquanto o divide sutilmente em dois ambientes: a sala de TV e a sala de estar.
A integração de ambientes é outro aspecto em alta. Ela é usada principalmente em apartamentos compactos, mas também em espaços maiores.
A integração amplia a casa porque unifica as funções do cômodo e aumenta a sensação de bem-estar. E, por isso, também alivia o estresse e facilita o uso coletivo.
#6 Linhas e curvas conversam com o ambiente
Outro detalhe sutil deste projeto é a coesão entre as linhas e curvas.
Nas duas fotos acima, é possível perceber as linhas verticais marcando o cômodo. Elas estão na marcenaria, no estofado e até nos livros da estante.
Enquanto isso, a poltrona mole e a mesa de jantar – nas duas extremidades do cômodo – dão fluidez ao espaço.
O mesmo pode ser visto neste projeto:
Apesar da leve interferência de cores e do ar descontraído que a mesa de jantar oferece, o minimalismo se mantém no espaço e na fluidez do caminho.
Percebe como o formato da mesa de jantar acompanha o caminhar pelo cômodo?
Nesse ambiente linhas e curvas coexistem em uma combinação orgânica, diferenciada e elegante.
Para os próximos anos, as formas geométricas também ganham força porque contribuem pro dinamismo e pra a fluidez dos espaços:
#7 Paletas de cores também comunicam
A transição é gradual, mas já se mostra bem presente. Ou seja, é provável que você já tenha tido contato com a cor terracota. Recentemente ela tem aparecido bastante, principalmente na moda.
A terracota também está na arquitetura e, acompanhada do verde escuro, é forte tendência para os próximos anos.
Para 2022, as cores neutras seguem em alta, principalmente com tons em creme e cores terrosas, além de pedras, palha, madeira e plantas.
Porém, mesmo com a presença orgânica dos elementos que remetem à natureza, os tons pastéis permanecem presentes porque remetem à sensação de tranquilidade e aconchego.
No Studio Vir, o futuro da decoração é hoje!
Nossos projetos estão sempre à frente, por isso, tornamos reais ambientes que ainda não existem, aplicando tendências e soluções inteligentes pro seu conforto.
É dessa forma, então, que trazemos o futuro até você.
Conheça a nossa motivação, o nosso processo criativo e todas as soluções que oferecemos pra você sonhar!
Esperamos que este artigo tenha te inspirado. Qualquer dúvida ou sugestão, nos mande uma mensagem.
Acompanhe o futuro também por nossas redes sociais. Até a próxima!